quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS




Nesta história, a Joaninha aventura-se na busca de suas pintinhas perdidas, na esperança de reencontrar sua identidade. Para isso, conta com a amizade e solidariedade de uma Formiguinha muito especial. Com ilustrações em traços suaves e cores vibrantes, o pequeno leitor vai se encantar e viajar na emocionante aventura da Joaninha e sua amiga Formiguinha.


VAMOS LER JUNTOS? É MUITO FÁCIL!!! BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO:


AGORA VAMOS ASSISTIR EM VÍDEO? TAMBÉM FICOU MUITO LEGAL!!!! É MUITO FÁCIL!!! BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO:






segunda-feira, 29 de agosto de 2016

VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS?!



Patrimônio Histórico – A Figueira Encantada

 A FIGUEIRA ENCANTADA - DORES DE CAMPOS



Dores de Campos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Fica cerca de 40 km de São João Del Rei e 35 km de Barbacena via BR-265.
Na época que ainda era um pequeno povoado chamado Povoado do Patusca, os tropeiros amarravam os cavalos em um tronco para almoçar e descansar os seus animais, onde futuramente nasceu neste mesmo local a denominada "Figueira Encantada". Este nome foi dado por historiadores uma vez que este mourão que amarravam-se os animais não tinha vida alguma e posterior a isso nasce deste mourão uma Bela Figueira.
Assim como suas cidades vizinhas, Dores de Campos faz parte da rota Estrada Real e Trilha dos Inconfidentes
Clicando nos links abaixo confira mais informações:


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO "INSPIRAÇÕES" DE SIRLENE ALIANE, NA E.M.RANDOLFO TEIXEIRA


   

NO DIA 12 DE AGOSTO A AUTORA SIRLENE CRISTINA ALIANE, VISITOU A NOSSA ESCOLA PARA O LANÇAMENTO DE SEU LIVRO “INSPIRAÇÕES”. CONFIRAM NO VÍDEO ABAIXO COMO FOI...
 


SEGUEM ABAIXO ALGUMAS FOTOS DO EVENTO:









SUSTENTABILIDADE



A palavra sustentabilidade está em alta atualmente e isto graças ao despertar que muitos tiveram para a causa da preservação do meio ambiente através de técnicas e uso de produtos e outros métodos que não agridam o meio ambiente. Ao conjunto de ações, técnicas e correto manuseios dos recursos disponíveis visando a preservação ambiental, dá-se o nome de sustentabilidade ou do uso sustentável dos recursos disponíveis.
Importância da reciclagem




        Entre as formas sustentáveis está a reciclagem que consiste em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado com lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas. A quantidade de itens que podem ser reciclados é enorme, mas é preciso atentar que só poderá ser reciclado aquilo que de fato for receber o devido tratamento, afinal de nada adianta separar e reciclar em casa se depois não houver quem consiga fazer o reaproveitamento daquilo e acabar em um aterro sanitário como qualquer outro lixo. A importância de reciclar é simples, pois estaríamos trazendo de volta aquilo que não seria mais útil e ai há duas grandes vantagens, que é econômica e ambiental.

Importância da sustentabilidade

O melhor exemplo de sustentabilidade que eu tive foi anda quando criança no sítio onde morava com minha família no interior de Minas. Lá plantávamos várias coisas, como milho, arroz, feijão e café, por exemplo. Este último era importante pois se plantava uma vez só e a lavoura era sustentável por décadas, produzindo constantemente, quanto que milho, arroz e feijão tinha de ser replantado todos os anos, consumindo mais recursos e mão  de obra.
Atualmente quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo a qualquer coisa, que consiga sobreviver por muito tempo de forma equilibrada.

O meio ambiente é sustentável por natureza, nós é que estamos alterando seu funcionamento natural e projetado por Deus, então desenvolver técnicas sustentáveis nada mais é do que mudar nossa maneira um tanto quanto predatória de consumir aquilo que foi feito para durar.

   ATIVIDADES LÚDICAS








terça-feira, 23 de agosto de 2016

22 de Agosto - Dia do Folclore


O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".


Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Capelobo

Personagem folclórico típico da região Norte do Brasil (principalmente Maranhão e Pará). O capelobo é uma espécie de monstro com corpo de homem musculoso e peludo e cabeça de tamanduá-bandeira. Feroz, ataca caçadores nas florestas e se alimenta de carne de gatos e cachorros.

Comadre Florzinha (ou Comadre Fulozinha)
É uma mulher cabocla, representada em algumas versões da lenda como uma espécie de fada pequena, que vive nas florestas do Brasil (principalmente na Zona da Mata nordestina). Vaidosa e maliciosa, possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

Outras manifestações folclóricas do Brasil: 
Além dos mitos e lendas, o folclore brasileiro apresenta uma grande diversidade cultural. Podemos também considerar como legítimas representações do nosso folclore: ritmos e danças folclóricas (carimbó, forró, capoeira, frevo, caiapó), comidas regionais típicas, músicas regionais, encenações (marujada, bumba-meu-boi, congada e cavalhada) superstições, representações artísticas (artesanato, confecção de rendas e cestas de palha), comemorações, brincadeiras e jogos infantis (parlendas, amarelinha e trava-línguas), ditados populares, tradições, crenças e festas populares (festa junina, Festa do Divino, Círio de Nazaré e Folia de Reis).

Curiosidades:

- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.

- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

- A palavra folclore é de origem inglesa. A termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Nem tudo é folclore. Para ser considerada uma legítima representação folclórica, é necessario que se enquadre em algumas características: ter origem anônima, ser antiga e popular, tradicional numa determinada região (sendo praticada e divulgada por muitas pessoas) e ter se espalhado através da transmissão oral (famoso boca a boca).


- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

FONTE: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dia_folclore.htm






sexta-feira, 12 de agosto de 2016

HQ - História em Quadrinhos (PARTE I)





Mais do que um divertido passatempo, elas são um valioso instrumento para despertar o gosto pela leitura!
Você sabia que muitas histórias em quadrinhos já foram transformadas em filmes para o cinema, geralmente provocando polêmica entre os fãs mais radicais, que se ressentem quando acham que seus heróis não foram fielmente retratados na telona.
Adaptações literárias são uma prática cultural e, seja dos quadrinhos para o cinema ou dos livros para os quadrinhos, nem sempre é possível manter todos os detalhes durante a mudança de linguagem.
 Isso não significa que uma obra adaptada não possa ser fiel às ideias do autor ou ter a mesma qualidade da original. Depende do talento dos profissionais envolvidos com o projeto.
O fato é que boas versões podem despertar o interesse do grande público para a produção original e, quem sabe, até transformar muito dos expectadores também em leitores.
Confira alguns filmes considerados adaptações competentes. A maioria é dos filmes é dedicado ao público adolescente, para quem se destina também a maior parte da produção de HQs.






terça-feira, 9 de agosto de 2016

EM RITMO DE OLIMPÍADAS - RIO 2016

           


           
 

         Hoje é terça-feira, 9 de agosto de 2016. 
         Além do #Judô , #Natação e #Esgrima , tem a grande final por equipes da ginástica artística feminina. Vamos juntos #TorcerPeloBrasil! Confira tudo e mais um pouco no link http://www.brasil2016.gov.br/pt-br


           Vale a pena conferir também:


Link 1 - https://www.youtube.com/watch?v=a81Vcpe7bC4

Link 2 - https://www.youtube.com/watch?v=iOcnf99GvV8

Link 3 - https://www.youtube.com/watch?v=Lsb1PvMemMs

Link 4 - https://www.youtube.com/watch?v=-Fo-j-z2XRo

Link 5 - https://www.youtube.com/watch?v=DE2wjS9PK6A



 

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Espetacular!!! Rio 2016



Samba, funk, maracatu, bossa nova… e Gisele Bündchen. A festa musical brasileira no Maracanã e a presença da top empolgam a imprensa internacional. 

Confira nos links abaixo, a cobertura completa do evento e também uma seleção com os melhores momentos. 

              Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=D4wgLFpDX1U

Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=XNVdOjU8nR8


Maravilha!!! Orgulho de ser brasileiro!!!


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Atrações da Abertura das Olimpíadas RJ 2016




As atrações musicais que já têm presença confirmada na abertura das Olimpíadas são Anitta, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Elza Soares, Ludmilla, Gilberto Gil, Diogo Nogueira, Wilson das Neves, Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e Wesley Safadão. Contudo, o horário e outros detalhes de suas participações na cerimônia ainda não foram divulgados.
Também já foi confirmada a presença de Gisele Bündchen que fará um desfile numa passarela, que na verdade será criada virtualmente a partir de uma projeção do calçadão de Copacabana. O desfile terá canção de fundo a música “Garota de Ipanema” de Tom Jobim.
O time de diretores criativos para as Olimpíadas 2016 é composto por Andrucha Waddington, Abel Gomes, Daniela Thomas e Fernando Meirelles.
A promessa é fazer a maior festa já realizada no Brasil com uma superestrutura e muitos efeitos especiais. Como trata-se de um evento mundial, estima-se que bilhões de pessoas assistam à cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio em 2016.
A proposta é contar um pouco da história do Brasil e como se deu a construção da identidade do povo brasileiro, destacando a migração e a miscigenação.

Muitos ritmos farão a trilha sonora da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos: samba, funk, MPB, rap, entre outros. Haverá ainda mais surpresas: efeitos especiais, plantação de mudas, voo de uma réplica do avião 14 Bis, escolas de samba, execução do hino nacional com Paulinho da Viola e muitas outras.
A Deborah Colker é a responsável pela direção das coreografias da Abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Confira no video seu convite e promessas para  cerimônia:





segunda-feira, 1 de agosto de 2016

OLIMPÍADAS 2016


Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 42 modalidades Olímpicas. 
Em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas.




O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. 
Os Jogos Olímpicos de 2016 oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016, será um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague, Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.
Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000. Além disso, será também a oitava vez que o Brasil sediará um grande evento multiesportivo.




Agora é com você! Utilize os links abaixo para navegar e conhecer as modalidades esportivas das Olimpíadas “Rio 2016".